quarta-feira, 4 de novembro de 2009

18 de Maio - Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual

Instituído pela Lei Federal No. 9970/00, o "18 de Maio" compreende o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual.
Esta data foi escolhida pois, no ano de 1973, em Vitória-ES, um crime bárbaro chocou o país, quando uma menina de apenas 8 anos foi raptada, drogada, estuprada e carbonizada por jovens de classe média alta da cidade. Este caso ficou conhecido como o "Crime Araceli".
Desde a criação da Lei, a sociedade civil organizada e os governos promovem atos de mobilização social e política na tentantiva de avanço à conscientização da população sobre a gravidade da violência sexual, bem como buscam potencializar as ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual, em vigor desde 2000, e no Estado do Pará, as ações do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual, reformulado em 2007.

Neste ano, o Governo Federal, através da Secretaria Especial dos Direitos Humanos - SEDH, lançou a campanha "Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes" em alusão a data. A campanha objetivou aproximar a população à luta contra a violência sexual praticada contra meninos e meninas, chamando todos os atores sociais para a responsabilidade frente a este enfrentamento.

Nesta perspectiva, foram realizadas diversas ações no Estado do Pará e nas quais o PAIR/GUARANI esteve presente. Fotos: Equipe PAIR/GUARANI

*I Seminário do Comitê Estadual de Enfrentamento à VIolência Sexual contra Crianças e Adolescentes


*Atividade em Ipixuna. Parceria com a prefeitura local e PRF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário